Assistir Star Wars: Episódio VI - O Retorno do Jedi (1983) - Dublado Full HD Online Grátis


Após a arriscada missão para salvar Han Solo de Jabba, os Rebeldes vão até Endor com o objetivo de destruir a segunda Estrela da Morte. Enquanto isso, Luke luta para ajudar Darth Vader a sair do lado negro da Força.


Data de Lançamento: 6 de outubro de 1983
Gênero: Ação, Aventura, Fantasia
Metacrítica: 58
Diretor: Richard Marquand
Escritores: Lawrence Kasdan, George Lucas
Elenco: Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Billy Dee Williams, Sebastian Shaw, Ian McDiarmid...

Conhecendo o filme
    Star Wars: Episode VI - Return of the Jedi — lançado originalmente como Return of the Jedi — é um filme épico/space opera norte-americano de 1983, dirigido por Richard Marquand e escrito por Lawrence Kasdan e George Lucas, com base na história de Lucas, com Lucas como produtor executivo. Cronologicamente, é o sexto filme da saga Star Wars, e o primeiro a utilizar a tecnologia THX.
    A história se passa aproximadamente um ano depois dos eventos de Star Wars Episode V: The Empire Strikes Back. O Império Galático, sob a supervisão militar do impiedoso Darth Vader, começou a construção de uma segunda Estrela da Morte, visando aniquilar a Aliança Rebelde. Como o Imperador Palpatine, também conhecido como Darth Sidious, planeja supervisionar pessoalmente as etapas finais de sua construção, a Frota Rebelde dá início a um ataque em grande escala à Estrela da Morte, para evitar o término de sua construção e matar Palpatine, pondo efetivamente um fim ao Império. Neste meio tempo, Luke Skywalker, um líder rebelde e cavaleiro jedi, luta para resgatar Vader, um ex-jedi que também é seu pai, de volta do Lado Sombrio da Força.
    David Lynch e David Cronenberg foram considerados para dirigir o projeto, antes de Marquand assinar como diretor. A equipe de produção se baseou nos storyboards de Lucas durante a pré-produção; enquanto escreviam o roteiro, Lucas, Kasdan, Marquand e o produtor Howard Kazanjian passaram duas semanas em reuniões, discutindo ideias para a sua construção. A agenda de Kazanjian adiou as filmagens em algumas semanas, para permitir à Industrial Light & Magic que trabalhasse os efeitos especiais do filme na pós-produção. As filmagens ocorreram na Inglaterra, Califórnia e Arizona, de janeiro a março de 1982, e Lucas esteve em comando dos trabalhos da segunda unidade. A produção do filme foi envolta em segredo, e recebeu o título de Blue Harvest (literalmente "Colheita Azul"), para evitar especulações sobre seus custos.
    O filme foi lançado nos cinemas em 25 de maio de 1983, recebendo críticas positivas em sua maior parte. Espectadores, no entanto, consideraram o filme num patamar levemente abaixo do que os anteriores. Obteve mais de 475 milhões de dólares ao redor do mundo, e diversos lançamentos em vídeo e no cinema foram feitos durante os 20 anos seguintes. A série Star Wars continuou com Star Wars Episode I: The Phantom Menace, dando início a trilogia prequela. O subtítulo Episódio VI estava presente na abertura original de 83, mas ausente do material de divulgação, como aconteceu com O Império Contra-Ataca.
    O título do filme deveria ser Revenge of the Jedi (A Vingança dos Jedi), mas um pouco antes da estreia George Lucas retornou à ideia inicial adotando o nome conhecido até hoje – e que significa, mais exatamente, O Retorno dos (Cavaleiros) Jedi. O motivo para tal decisão seria o de que um jedi nunca se vingaria, a não ser que quisesse passar para o Lado Sombrio da Força. A vantagem é que esta decisão eliminou o conflito que poderia vir com o título (corretamente traduzido) do terceiro filme da série cronológica, Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith.
    Tal como nos filmes anteriores, Lucas financiou pessoalmente Return of the Jedi. Lucas procurou David Lynch, que havia sido indicado para o Oscar de melhor diretor, por O Homem Elefante, em 1980, para dirigir Return of the Jedi, porém Lynch recusou para dirigir Dune (Duna). David Cronenberg também recebeu uma oferta para dirigir o filme, porém a recusou para fazer Videodrome e The Dead Zone (br: A Hora da Zona Morta). Lucas acabou então por escolher Richard Marquand; segundo alguns relatos, Lucas estaria tão envolvido nas filmagens de Return of the Jedi que ele pode até mesmo ser considerado um segundo diretor, ou até mesmo um co-diretor. É provável que ele tenha dirigido a maior parte dos trabalhos da segunda unidade pessoalmente, à medida que as filmagens passaram a correr o risco de ultrapassar os prazos; essa é uma função que Lucas havia executado de bom grado nas ocasiões anteriores em que tinha produzido um filme — como por exemplo em Raiders of the Lost Ark (br; Caçadores da Arca Perdida), The Empire Strikes Back (O Império Contra-Ataca) e More American Graffiti. O próprio Lucas admitiu sua presença frequente no set de filmagens devido à relativa inexperiência de Marquand com efeitos especiais. Lucas elogiou-o como "uma pessoa muito agradável que trabalhava bem com atores". Marquand, de fato, comentou que Lucas era uma presença constante no set, de maneira bem-humorada: "É um pouco como tentar dirigir o Rei Lear — com Shakespeare na sala ao lado!"
    O roteiro foi escrito por Lawrence Kasdan e o próprio Lucas (com contribuições não-creditadas de David Peoples e de Marquand), com base na história original de Lucas. Kasdan afirma que ele teria dito a Lucas que Return of the Jedi ("Retorno do Jedi", literalmente) era um "título fraco", e Lucas decidiu posteriormente lhe dar o nome de Revenge of the Jedi ("Vingança do Jedi"). O roteiro em si só foi criado até o fim da pré-produção, bem depois de um cronograma de produção e um orçamento já terem sido aprovados por Kazanjian, e da contratação de Marquand, algo pouco comum para um filme. Em vez disso, a equipe de produção utilizou-se da história de Lucas e do rascunho bruto para começar os trabalhos com o departamento de arte. Quando chegou o momento de escrever formalmente um roteiro de filmagem, Lucas, Kasdan, Marquand e Kazanjian passaram duas semanas reunidos, discutindo ideias; Kasdan utilizou transcrições das gravações destas reuniões para construir então um roteiro. A questão do retorno de Harrison Ford para o filme surgiu durante a pré-produção; ao contrário das outras estrelas do filme, Ford não tinha assinado contrato para fazer duas sequências, e Raiders of the Lost Ark já tinha feito dele uma estrela ainda maior. Ford sugeriu que Han Solo morresse durante um ato de auto-sacrifício; Kasdan concordou, afirmando que o fato deveria ocorrer no início do filme, para deixar no espectador a dúvida a respeito da eventual sobrevivência dos outros, porém Lucas rejeitou veementemente a idéia. Originalmente Yoda não apareceria no filme, porém Marquand acreditava intensamente que um retorno a Dagobah era essencial para resolver o dilema levantado pelo filme anterior. Esta inclusão fez com que Lucas inserisse uma cena na qual Yoda confirma que Darth Vader é o pai de Luke porque, após uma discussão com um psicólogo infantil, ele não queria que os espectadores mais novos desprezassem as alegações de Vader como mentira. Muitas idéias do roteiro original foram abandonadas ou alteradas; os ewoks, por exemplo, seriam wookiees, a Millennium Falcon seria usada durante a chegada à lua florestal de Endor, e Obi-Wan Kenobi retornaria à vida a partir de sua existência espectral na Força.
    Gary Kurtz, que havia produzido os dois filmes anteriores, Star Wars e The Empire Strikes Back, afirmou em 2010 que o sucesso duradouro dos produtos e brinquedos relacionados à franquia Star Wars fizeram com que George Lucas reconsiderasse a idéia de matar Han Solo, durante as ações em Endor. Luke Skywalker também deveria terminar o filme caminhando para o horizonte, sozinho e exausto como um herói de um western spaghetti, porém Lucas optou por um final mais feliz para encorajar mais vendas de produtos.

Elenco
Mark Hamill Luke Skywalker
Harrison Ford Han Solo
Carrie Fisher Princesa Leia
Billy Dee Williams Lando Calrissian
David Prowse
James Earl Jones (voz) Darth Vader
Anthony Daniels C-3PO
Alec Guinness Obi-Wan Kenobi
Kenny Baker R2-D2
Frank Oz Yoda
Peter Mayhew Chewbacca
Erik Bauersfeld (voz) Almirante Ackbar
Ian McDiarmid Imperador Palpatine
Kenneth Colley Capitão Piett
Denis Lawson Wedge Antilles
Sebastian Shaw Anakin Skywalker
Dermot Crowley General Madline
Caroline Blakiston Mon Mothma
Michael Pennington Moff Jerjerrod
Adam Bareham Controlador da Stardestroyer